terça-feira, setembro 11, 2007

Bora la construir uns barracos em tijolo..

Cova da Moura: Obras de requalificação arrancam até 2009

As obras de requalificação da Cova da Moura (Amadora) custarão mais de 100 milhões de euros e deverão arrancar até ao final de 2009, anunciou hoje o secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades.
O Alto da Cova da Moura, com cerca de 7.000 habitantes, é uma das três zonas contempladas pelo projecto de reabilitação e reinserção urbanas «Bairros Críticos», lançado há um ano pelo governo e desenvolvido por sete ministérios, autarquias, organizações locais e as próprias populações.
A falta de avanços na definição de projectos tem, no entanto, preocupado quatro associações do bairro, que receberam hoje o secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, João Ferrão, para discutir as acções de requalificação e reinserção urbanas a realizar ainda este ano.
Após o encontro, João Ferrão anunciou aos jornalistas que o chefe do projecto e a comissão executiva, a nomear durante este mês, deverão começar a trabalhar no dia 01 de Outubro, prevendo-se a realização de estudos e levantamentos das condições de habitação pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) até à altura da Páscoa.
Segundo o responsável, seguir-se-á a elaboração de um plano de pormenor, o lançamento de um concurso público internacional, até ao Verão, e o arranque das «obras de estruturação», pré-avaliadas em mais de 100 milhões de euros.
«O investimento será de cento e tal milhões, mas o cálculo exacto só poderá ser feito em função dos resultados do levantamento», referiu João Ferrão, sublinhando que a Câmara da Amadora participará com 45 milhões de euros.
Sem especificar os moldes em que se irá desenvolver a requalificação, o secretário de Estado adiantou que os planos que vierem a ser definidos para a Cova da Moura serão uma «solução inteligente», sem envolver «nenhum dos dois extremos - reabilitar tudo ou derrubar tudo».
As declarações de João Ferrão geraram alguma expectativa junto das associações representantes dos moradores, que esperam agora que o programa conheça «verdadeiros avanços».
«Foi um pequeno passo, o grande ainda está por fazer. Já houve o compromisso de a comissão iniciar os trabalhos este mês - o que deveria ter acontecido em Fevereiro - e a nível da aquisição dos terrenos não temos avanço, mas foi importante sentar à mesa», referiu Lieve Meersschaert, da Associação Cultural Moínho de Juventude.
Na reunião esteve ainda presente o presidente da autarquia, Joaquim Raposo (PS), que afirmou acreditar na «boa fé do governo» e garantiu o empenho do executivo camarário em tornar a Cova da Moura um local «com todas as condições».
«Não será por falta de dinheiro da Câmara que o projecto não irá para a frente», afirmou, lembrando que «um estudo feito em tempos» apontou para a necessidade de uma parte do bairro ser «para edificar».

Que daqui a uns anos o Governo vem dar-nos uma coisa porreirinha...

1 comentário:

Espiga disse...

um é o outro

Tribos, o jogo online gratuito