sábado, abril 21, 2007

Uma brasileira na noite de Lisboa

Recomendo a leitura deste livro. Contado na primeira pessoa, relata a experiência alucinante de Luísa (ou Eliane Azevedo), uma jovem advogada brasileira que, no intuito de ajudar financeiramente os pais e em busca do sonho europeu, é atraída para um trabalho muito bem remunerado. Sentindo-se enganada pela melhor amiga e contrariando tudo o que pensa e sente, acaba por vir trabalhar num estabelecimento nocturno de Lisboa, frequentado por políticos, empresários, jogadores de futebol... enfim, creme de la creme…

Este livro relata a vida de muitas Luísas, perdidas por esses locais de culto: Gallery, Passerelle, Elefante Branco, entre outros...
"Para eles eu fui a garota de programa, a psicóloga, a amante, a esposa, a amiga, a confidente, a conselheira, a fantasia, o desejo, a liberdade, a prisão, o castigo, o prémio, o troféu, o vício, o objecto, a insensível, a indiferente, a mercenária e até mesmo o impossível. Cada um, à sua maneira, ensinou-me qualquer coisa de que fui capaz de retirar lições para toda a vida."

1 comentário:

Anónimo disse...

Também recomendo a obra. De leitura fácil, entretanto, interessante, a autora consegue não levar glamour à profissão, mas também não proceder a julgamentos que sabemos, desnecessários.

Tribos, o jogo online gratuito