sexta-feira, março 09, 2007

O Vomito


Emese ou vômito (ou vómito) é a expulsão ativa do conteúdo gástrico pela boca. O vômito é ao mesmo tempo um sinal e um sintoma bastante desagradável que pode assustar muito a pessoa atingida. Pode ocorrer nas doenças do labirinto, nas intoxicações, nas obstruções intestinais e como resposta do organismo a dores muito intensas.
Podem ser classificados como :
vômitos alimentares - quando apresentar apenas conteúdo alimentar.
vômitos fecalóides - quando apresentam características como odor pútrido e cor escura, sendo patognomônico de obstrução intestinal baixa.
vômitos biliares - quando apresentam conteúdo de cor amarelo-esverdeado sugestivo de bile. Apesar do medo da população, este tipo de vômito apenas diz ao médico que a árvore biliar está permeável.
vômitos em jato - são vômitos explosivos, que podem denotar aumento da pressão intracraniana e indicar risco de vida iminente.
vômitos pós prandiais - aqueles que correm após a alimentação
bulimia nervosa - vômitos induzidos por medo de engordar.
Os medicamentos que agem neste sintoma são chamados de antieméticos.
A Síndrome de Boerhaave é a rotura espontânea do esôfago causada pelo esforço de vomitar. O quadro clínico típico é o sujeito vomitando e subtamente apresentando uma forte dor no peito ou região superior do abdôme. Caso não seja diagnosticado nas primeiras horas, leva o paciente a óbito por mediastinite.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
O vómito é uma coisa curiosa. Porventura das formasmais explícitas que o nosso corpo tem para nos dizer que nãoestá satisfeito com alguma coisa, este milagre da contracçãomuscular é algo que me fascina.Quase toda a gente já teve oportunidade de experimentarum e provavelmente ninguém gostou da experiência.Haverá, decerto, muito a dizer acerca de vómitos, masa temática sobre a qual me debruçarei hoje é a da qualificaçãodos vómitos.Não obstante a maioria das pessoas concordar que aregurgitação é uma actividade desagradável, acontece quemuitas vezes há situações onde ela é preferível e até desejada.
Em primeiro lugar, temos o denominado vómito bulímico:Este é um vómito claramente intencional e que, ainda quedevido a uma patologia conhecida, traz consigo uma sensaçãode dever cumprido.
No outro lado do espectro temos o vómito provocado pela dor:Neste caso, são várias as situações que podem originaro vómito.Como testemunho pessoal permito-me a adiantar que jáexperimentei vómitos deste tipo e confirmo que são deverasfrustrantes porque não trazem nada de novoà má disposiçãogeralmente associada ao problema que está a causar a dor.
Provavelmente no meio da curva de Gauss encontramos os denominadosvómitos por intoxicação:São, de facto, os mais comuns, existindo uma sub-divisãonesta categoria, que permite distinguir os vómitos porintoxicação alimentar, que por acaso também já experimenteirecentemente graças a uma sandes de atum estragada,e os provocados por excesso de álcool, de todos por certo osmais comuns.Ao contrário dos tipos anteriores, este tipo de vómito trazconsigo um certo alívio.
Finalmente, podemos ainda considerar o vómito por enjoo:Também aqui é possível uma sub-divisão, que distingaos vómitos geralmente associados a pertubações do ouvidointerno (tais como diferenças de pressão e movimentosondulatórios) dos vómitos por imitação. Estes últimos ocorremsimplesmente da mesma forma como ocorre o bocejo.
in: http://theicepick.wordpress.com/2005/02/09/o-vomito/

3 comentários:

XuxuPereKa disse...

vomito vulgo Kebra, estamos quase no seu 1º aniversario oficial...

Sandrinha disse...

ta quase caray!!!

likas disse...

vai ser a Kebra monumental!!!

Tribos, o jogo online gratuito